Acompanhamento nutricional em Pinheiros: Importância de ter um bom acompanhamento

Visitar um nutricionista há muito tem sido associado a problemas de saúde como forma de reverter as condições de risco causadas ou exacerbadas pela má alimentação. As ações desses profissionais são realizadas quase que exclusivamente em um contexto médico.

Nos dias atuais, porém, é mais fácil reconhecer a importância do acompanhamento nutricional, não somente como forma de tratamento de doenças, mas também como forma de promoção da saúde.

Mesmo as pessoas sem problemas de saúde relacionados à alimentação podem ver na imagem dos profissionais de nutrição que querem ter uma vida mais plena, saudável e ter menos tabus alimentares, como se pensava anteriormente.

Gostaria de saber mais sobre a importância do acompanhamento nutricional e quando é adequado procurar tal ajuda? Veja ao decorrer da leitura!

Você conhece os benefícios do acompanhamento nutricional? 

Acompanhamento nutricional em Pinheiros: Importância de ter um bom acompanhamento

Orientação personalizada, baseada em questões pessoais como idade, altura, peso, índice de massa corporal (IMC), hábitos alimentares, intolerâncias, alimentação atual, ocupação e vida diária. Coma conscientemente em qualquer situação, escolha alimentos nutritivos e faça escolhas saudáveis. resultados duradouros. 

Mudanças incrementais e conscientes permitirão que você desenvolva o hábito de se alimentar de forma natural e saudável. Qualidade de vida incluindo autoestima, felicidade e longevidade. Motivação e apoio. Há altos e baixos no caminho para uma vida mais saudável, e ter um profissional ao seu lado pode fazer a diferença para alcançar seus objetivos.

O papel de um nutricionista e de um nutrólogo 

Antes de saber como esses profissionais podem te ajudar no acompanhamento nutricional, veja um breve resumo de suas diferenças:

  • Nutricionista – Prescrever uma dieta equilibrada e personalizada para prevenir, promover e restaurar a saúde por meio de pesquisas em nutrição e ciência dos alimentos.
  • Nutrólogo – Atua para ajudar a manter a saúde e reduzir o risco de doenças, diagnosticando, prevenindo e tratando doenças relacionadas a deficiências ou excessos nutricionais.

A importância do acompanhamento nutricional vai muito além das prescrições dietéticas com foco na redução de calorias. Agora é bem sabido que os alimentos que ingerimos desempenham um papel vital no funcionamento do nosso corpo, nos protegem de doenças e na nossa aparência.

Nesse sentido, no acompanhamento nutricional, a indicação de alimentos e nutrientes foca apenas em você e em suas necessidades, respeitando fatores como seu estilo de vida, estado de saúde, etc.

Ou seja, um nutricionista criará um plano personalizado pensado para atender às necessidades do seu corpo, seja para o desempenho de atividades

Em outras palavras, um nutricionista criará um plano personalizado para atender às necessidades do seu corpo, seja praticando atividade física, tratando uma doença ou alterando a composição corporal (ganho de massa muscular e/ou perda de gordura).

Tudo é cuidadosamente planejado, metas são estabelecidas, cardápios adequados são estabelecidos, orientações sobre o funcionamento dos alimentos e as formas mais saudáveis ​​de consumi-los, para que você possa atingir seus objetivos e, o mais importante, ser capaz de manter esse novo estilo de alimentação. comida (e vida) para sempre.

Para cada fase da vida, existe uma forma adequada de comer

É na infância que as preocupações com a alimentação devem ser inegociáveis, afinal o consumo adequado de nutrientes vai determinar a qualidade do desenvolvimento físico e intelectual para o resto da vida.

À medida que envelhecemos, estamos mais propensos a pesadelos de osteoporose, e é aí que entram os suplementos de cálcio e vitamina D.

As mulheres grávidas devem ajustar suas dietas para garantir que seus bebês tenham os nutrientes necessários para seu pleno desenvolvimento e sua própria saúde.

É bom, mas excessivo não faz bem 

Você sabia que comer muitos vegetais pode ter o efeito oposto do esperado? Quer um exemplo? Cenoura. É um dos alimentos que possuem mais betacaroteno, um poderoso antioxidante que combate o envelhecimento, além de aumentar a imunidade.

O problema é que, quando ingerido em grandes quantidades, torna a pele amarela. Para evitar problemas renais, também devemos administrar potássio e sódio, minerais muito abundantes nas cenouras.

Outro exemplo interessante é o espinafre, rica fonte de vitaminas A e C, ácido fólico, potássio, luteína (hormônio responsável pela pigmentação da cor dos nossos olhos, encontrado na pele, nos músculos e nas mulheres, lá na mama) e colo do útero). útero) e betacaroteno (o mesmo encontrado na cenoura).

As coisas são complicadas porque contém muitos oxalatos, substâncias que inibem a absorção de minerais como ferro e cálcio e favorecem o aparecimento de cálculos renais.

Aproveite e solicite sua avaliação gratuita na Odara LifeStyle.