Drenagem Linfática em Pinheiros: O que é e Como Funciona

A drenagem linfática se trata de uma técnica de massagem manual (MLD) projetada para estimular o sistema linfático a remover o excesso de líquido do corpo. 

No entanto, apoiado em evidências científicas, o DLM se trata de um procedimento reconhecido e demonstrado como auxiliar em diversos tratamentos de estética. 

Além disso, possui a capacidade de promover relaxamento e bem-estar. Entretanto, antes do DLM, recomenda-se uma avaliação prévia por um profissional capacitado.

No entanto, para quem deseja conhecer melhor a técnica da drenagem linfática, a seguir, temos um conteúdo completo sobre esta massagem. Então, não deixe de conferir!

O que é a drenagem linfática?

A drenagem linfática se trata de uma técnica de massagem que atua no sistema linfático, estimulando-o a trabalhar rapidamente, movendo o fluido linfático para os gânglios linfáticos. 

Desenvolvida no ano de 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa, a técnica se tornou popular após alguns processos de aprimoramento. Para um melhor entendimento, saiba que a linfa se trata de um fluido nos vasos sanguíneos dos gânglios linfáticos. Suas principais características incluem: substâncias viscosas, incolores, orgânicas e inorgânicas, toxinas e resíduos.

A drenagem linfática possui como sua principal função o aceleramento do processo de remoção de líquidos e resíduos metabólicos que se acumulam entre as células. 

Contudo, atua com direcionamento dos mesmos para os capilares e direcionando-os para serem eliminados por ações específicas. 

No entanto, essa técnica também promove a regeneração tecidual, melhora o sistema imunológico, relaxa e acalma, combate a celulite e a gordura localizada. Além disso, ainda possui a capacidade de melhorar os efeitos anti-inflamatórios do organismo.

Manualmente, a drenagem possui realização com o uso dos círculos da mão e do polegar, combinados com movimento e pressão em bracelete. Com o aparelho, a drenagem é feita por meio de um sistema de computador inteligente que infla e desinfla um tipo de bolsa que, assim como a drenagem manual, melhora a condição da linfa.

Drenagem linfática: para que serve?

Para ser eficaz, a drenagem linfática deve seguir o trajeto dos vasos linfáticos até os linfonodos. No entanto, quando feito de forma manual, o movimento acontece de forma leve e há pressão em bracelete, como falado acima.

Cada área do corpo requer um tipo diferente de aplicação, sempre terminando em um determinado gânglio linfático. 

Assim, para a aplicação nas pernas, o movimento é ascendente: começa na perna e vai até à fossa poplítea (parte posterior do joelho), ainda segue da coxa até a virilha. Entretanto, para aplicação no abdômen, a região da virilha merece mais atenção. Contudo, para aplicação nos braços e no peito, os movimentos vão até às axilas.

Além disso, a drenagem linfática também pode ser feita no rosto, sempre em direção aos gânglios linfáticos, desta vez a partir do pescoço. Por fim, há também uma massagem no couro cabeludo, principalmente em dois pontos: na parte superior do crânio, e o segundo ponto fica um pouco mais baixo em direção às têmporas.

Quais os benefícios da drenagem linfática?

Os benefícios gerais da drenagem linfática, que inclui a melhora do inchaço (edema), o paciente pode sentir de forma imediata. 

No caso da celulite, o resultado depende de muitos fatores, como alimentação, tabagismo, estresse e grau de celulite, começando pela mudança de hábitos que levam à retenção de líquidos.

Em casos mais avançados, são necessárias mais sessões de drenagem linfática para ver os resultados. No entanto, de modo geral, os principais benefícios da drenagem linfática incluem:

  • Aumenta a absorção de nutrientes através do trato digestivo;
  • Estimula o sistema imunológico;
  • Favorece as condições de absorção intestinal;
  • Promove o aumento a oxigenação dos tecidos;
  • Promove a eliminação de toxinas e metabólitos;
  • Possui indicação para gestantes;
  • Promove relaxamento e bem-estar;
  • Reduz a retenção de líquidos;
  • Reduz o edema;
  • Se trata de uma técnica adequada para pernas pesadas.

Tempo de tratamento

Este se trata de um tratamento que deve ser feito com frequência para obter resultados. 

Entretanto, você pode até aprender os movimentos em casa todos os dias e fazer você mesmo a drenagem linfática. Além disso, se preferir fazê-lo com um profissional, pode fazê-lo uma a três vezes por semana.

A repetição regular é importante porque a retenção de líquidos pode reaparecer quando uma pessoa interrompe a drenagem linfática. O edema pode ser sentido novamente após uma semana. Mas, está relacionado à relação entre peso e altura, ingestão excessiva de sódio e ingestão inadequada de fibras.

Esta se trata de uma técnica de resultados rápidos

Segundo a fisioterapeuta Mylana Almeida em entrevista a Revista ABM, os efeitos fisiológicos da DLM começam a se manifestar desde o primeiro tratamento. 

No entanto, algumas pessoas notam rapidamente uma redução na retenção de líquidos, seguida de uma redução do edema e uma maior sensação de conforto e bem-estar. 

Contudo, os benefícios tornaram-se mais evidentes à medida que a reunião prosseguia. Entretanto, ela ainda deu a recomendação para começar com 10 sessões e depois trabalhar com intervalos, com maior atenção a manutenção dos resultados. “É preciso ter continuidade para resultados mais consistentes”.

A drenagem linfática possui contraindicação?

Por fim, também é de muita importância saber que a técnica possui contra indicações. 

Como, por exemplo, para pessoas acometidas de infecção aguda, que possui insuficiência cardíaca, doentes de trombose, hipertensão, câncer, bronquite asmática e asma brônquica.

Existe contraindicação para grávidas?

Não! Muito pelo contrário, a drenagem linfática é muito indicada para gestantes. 

O edema ou retenção de líquidos se trata de um problema muito comum durante o período de gestação, e a drenagem é ótima para reduzir esse desconforto. Pode até ajudar a prevenir celulite e estrias, reduzindo drasticamente o inchaço do corpo até o final do dia.

No entanto, esta drenagem só pode ser feita com o consentimento do médico! 

Isso geralmente acontece a partir do terceiro mês de gravidez, e a massagem geralmente é diferenciada. Pois, a região da barriga e dos seios não deve ser esvaziada, mas apenas um movimento de deslizamento suave. 

As mulheres grávidas não podem ficar de bruços, então a drenagem das costas é realizada com o paciente deitado de lado.

Aproveite e solicite sua avaliação gratuita na Odara LifeStyle.

Abrir bate-papo