Reflexologia em Pinheiros: O que é, como funciona e quais os benefícios 

O termo significa literalmente “estudos de reflexo”, mas refere-se a técnicas terapêuticas que funcionam estimulando especialmente as terminações nervosas ou plexos do corpo. 

O rosto, orelhas, pés e mãos compõem as partes do corpo mais concentradas nessas extremidades. A chamada reflexologia plantar atua primeiro nos plexos nervosos localizados nas solas dos pés e associados a vários órgãos. Portanto, a estimulação física dessa área atuará em outras áreas, como o fígado ou os rins.

A prática da reflexologia é uma terapia natural e não invasiva. Não tem contraindicações quanto à idade, gravidez ou uso em pacientes com câncer. Esta técnica é utilizada para tratar e complementar tratamentos de natureza emocional, como o estresse e a ansiedade. 

Além disso, é muito eficaz no tratamento de disfunções de órgãos internos, bem como dores articulares e musculares.

Quais as vantagens de oferecer reflexologia em uma empresa?

Assim como outras práticas que melhoram a qualidade de vida dos colaboradores, como a Quiropraxia, a reflexologia pode oferecer muitas vantagens para as empresas que a utilizam para seus colaboradores. Para os trabalhadores em particular, há vários benefícios sugeridos para adotá-lo. Conheça o principal agora!

Aliviar estresse

A agitada vida moderna, ambiente de trabalho competitivo e compromissos intermináveis ​​são uma fonte inegável de tensão ao longo do dia. Entre os muitos sintomas possíveis, seu acúmulo se traduz em dores de cabeça, cansaço profundo e irritação. 

Oferecer reflexologia aos funcionários pode quebrar esse ciclo e aliviar a tensão. Os resultados foram visíveis na primeira semana de implantação, com menos aborrecimentos e melhor relacionamento entre os membros da equipe.

Relaxamento

Além de aliviar a tensão, as técnicas de reflexologia permitem obter o efeito de um verdadeiro spa intensivo, permitindo-lhe relaxar no interior. Funcionários mais relaxados, especialmente aqueles com responsabilidades pesadas, tomam melhores decisões em reuniões em um ambiente profissional.

Bem-estar

A essência de um programa de qualidade de vida no trabalho é o bem-estar dos funcionários. Adotar a reflexologia no ambiente corporativo ajuda muito na obtenção dessa condição para os trabalhadores de forma simples e direta, e é muito prazeroso.

Estimular a circulação sanguínea

As técnicas de reflexologia promovem a estimulação da circulação sanguínea, principalmente quando empregadas para este fim. Desta forma, o inchaço sistêmico ou local pode ser aliviado, os processos inflamatórios podem ser reduzidos e órgãos e articulações podem ser beneficiados.

Apaziguador do estresse

A redução e o relaxamento da tensão e o relaxamento facilitados pela reflexologia atuam sobre um dos maiores vilões da sociedade moderna: o estresse. Funcionários estressados ​​reduzem sua eficiência e deterioram a qualidade de seu desempenho. Por sua vez, cursos de técnicas de reflexologia podem transformar tecidos. 

Em apenas algumas sessões, o estresse pode ser reduzido ou até mesmo eliminado. Isso não tem preço, não é? É muito útil para os funcionários e para toda a empresa.

Aumentar a produtividade

Os resultados dos benefícios da aplicação da reflexologia são muito semelhantes à relação entre uma massagem rápida e a produtividade: melhora o desempenho. Este é um resultado natural esperado, pois atua em fatores que potencializam o bem-estar e melhoram a qualidade de vida das pessoas que o utilizam.

Como surgiu esta tecnologia e como é utilizada?

As origens da reflexologia são milenares, com registros de seu uso em épocas muito distantes encontradas no Egito, Índia e China. 

O trabalho arqueológico nas partes do mundo que constituem antigos tesouros de sabedoria mostra que ela foi usada desde muito cedo. Assim, afrescos de cerca de 2400 aC foram encontrados no túmulo do médico de Saqqara Ankh Mahor no Egito. 

Eles mostraram dois homens manipulando os pés e as mãos de dois pacientes. Esses registros do antigo Egito parecem ser os mais distantes registros de reflexologia já descobertos.

Na reflexologia podal, existem pontos nas solas dos pés esquerdo e direito, que são áreas de terminações nervosas em quase toda a superfície. Esses pontos estão associados, respectivamente, a um órgão (estômago, vesícula biliar) ou a uma área do corpo (lombar, sacro e cóccix). 

Os profissionais sabem que o ponto que se refere ao órgão a ser tratado é estimulado pela pressão digital (na maioria dos casos com o polegar) em movimento circular. Neste método, a ação pode ser complementada com movimentos semelhantes à massagem de todo o pé e tornozelo.

Para qual situação ele é mais indicado?

Normalmente, esta técnica é usada para tratar distúrbios físicos e emocionais que podem afetar uma pessoa. Portanto, sua principal aplicação aborda as seguintes situações:

  • Pressão;
  • Sentimentos desconfortáveis ​​(ansiedade, medo, raiva);
  • Dor (cabeça, postura, músculos);
  • Infecções respiratórias;
  • Inflamação;
  • Doenças gastrointestinais;
  • Distúrbios músculo-esqueléticos.

Por exemplo, sua aplicação pode ser ainda mais direta quando associada a cuidados ergonomicamente facilitados. Portanto, isso requer medidas preventivas, enquanto a reflexologia trata das dores musculares causadas pela postura corporal errada.

Tal como acontece com a reflexologia podal, existem muitos plexos nervosos na mão que são usados ​​para esta técnica. 

A primeira, no entanto, é mais utilizada e mais conhecida porque seus efeitos são rapidamente alcançados. 

Aproveite e solicite sua avaliação gratuita na Odara LifeStyle.